18 julho 2016

RESENHA: DOCUMENTÁRIO COWSPIRACY


Olá!
Esse fim de semana assisti um documentário que há tempos quero assistir.
O filme examina os impactos da pecuária e da pesca na natureza, e investiga como as organizações ambientais lidam com a questão. Desde quando parei de comer carne foram poucas coisas que eu assisti sobre o assunto por não querer ver violência, sangue e etc (eu nunca tive coragem de assistir o documentário A carne é fraca) mas acho sempre bom assistir pra firmar mais a opinião e aprender mais.
Cowspiracy é um documentário que eu considero leve mas, ainda contém cenas de violência com animais, afinal não tem como falar sobre o consumo de carne sem mostrar  violência. Mas o documentário foca mais no crescimento do consumo e o quanto isso está destruindo a natureza e não discutir se é certo ou não comer carne. É totalmente técnico e tem muitos dados e pesquisas e achei isso incrível.

Alguns pontos que eu achei importantes:

  • Com toda essa crise com a falta de água, governo, ongs, mídia e etc nos orienta a diminuir no banho, lavagem de carro, quintal, calçadas, roupas e inúmeras coisas em que utilizamos água. Mas ninguém informa os milhares de litros que é gasto para a pecuária, coisa que eu já citei em alguns posts.
  • Algo que me chocou e muito foi de que como ongs que consideramos sérias são apenas organizações politicas. Por exemplo o Greenpeace que é uma das mais conhecidas fala sobre o desmatamento, sem informar que o grande causador é pra crianção de pasto para o gado. Assim como tantas outras que é citado no documentário, NENHUMA fala sobre a pecuária. E quando se é perguntado sobre isso as ongs apenas dizem "não podemos responder sobre isso".
  • Conta história de pessoas que mostraram a verdade sobre a pecuária e sobre o impacto dela no planeta e simplesmente foram processadas e até mesmo mortas. 
  • Estamos destruindo as florestas, tirando os animais silvestres de seu habitat natural para criar pastos para criar vacas, galinhas, peixes em cativeiros.
  • Criando uma enorme plantação de soja, pra alimentar esses animais e que tudo isso poderiam alimentar MILHÕES DE PESSOAS, sim milhões. Poderia alimentar as crianças da África por exemplo (o que todo mundo questiona quem não come carne). 
  • Algo muito relevante sobre os peixes. Eu fiquei chocada ao saber que ongs sobre o oceanos incentivam a pesca. A cada quilo de peixe (para o consumo) pescado 5 quilos de outras especies são pescados juntos, por exemplo tartarugas, peixes raros, tubarões e etc. Ou seja, a pesca é péssima para a preservação de animais marinhos. E as ongs respondem isso com "os peixes se reproduzem muito rápido então nunca faltará".
  • Existem algumas fazendas ecologicamente corretas, mas no fim mostra que isso é impossivel de acontecer no mundo inteiro. Porque a demanda de consumo não é equivalente a criação de animais nesse tipo de fazenda.
  • Por fim, friza o veganismo e confesso que me fez pensar muito sobre o consumo de leite. Porque a vaca não precisa morrer pra eu tomar o leite mas o bezerro sim. Fora que as maquinas de ordenhar deixam as tetas em carne viva e isso era uma coisa que eu sabia mas nunca tinha visto.
Esses foram os fatores que fizeram diferença na minha maneira de pensar, mas é relatado muitos outros.
O filme você pode assistir no Netflix.

Beijos mágicos ~*

Nenhum comentário:

Postar um comentário