22 agosto 2017

PORQUE É TÃO DIFÍCIL DE PARAR DE COMER CARNE?


Olá!
Depois de um tempão sem falar sobre vegetarianismo aqui decidi voltar e agora pra militar de vez

O assunto de hoje é algo que venho refletindo depois de um tempo conhecendo e conversando com pessoas que já pararam de comer carne mas depois de um tempo voltaram. Pra mim sempre foi tão fácil e me fez pensar porque que para outras pessoas não é. 

O MOTIVO
Como eu sempre falo que pra qualquer mudança de hábito você deve por em mente o porque você quer mudar. Sobre a carne é pelos animais, restrição alimentar, dieta, saúde, não gostar, etc. Muitas pessoas não conseguem se manter no vegetarianismo porque não entendem ou não descobriram o real motivo pelo qual não querem mais comer carne.

FALTA DE APOIO
Quando eu cito a falta de apoio, não quero dizer que todos ao redor devem aplaudir ou seguir o exemplo. Sabe aquela história de "quem não ajuda, também não deve atrapalhar"? Então, é sobre o que acontece com todos que tomam qualquer tipo de decisão, em todos os aspectos da vida: as pessoas sempre vão te criticar. Se você se alimenta mal, vão falar que é errado. Se você se alimenta bem, vão falar que não há necessidade de viver cheio de restrição. Não importa o que seja, sempre vão criticar. Em relação ao consumo da carne eu até entendo que é difícil para as pessoas entenderem que tem como ser saudável sem ela, é cultural (infelizmente). Por isso muitas pessoas desistem do processo por conta das críticas.

PREGUIÇA
Chega a ser ridículo mas é a pura verdade. É muito mais fácil você fritar um bife do que descascar uma batata e cozinhar. Muita gente acha que ser vegetariano da muito trabalho, não vou mentir que você precisa dedicar um tempo a mais na cozinha mas não quer dizer que precisa perder o dia todo com isso. O que da trabalho mesmo além do arroz e feijão (que é o que todos comem) só os legumes que precisam ser descascados e cozidos, as verduras e frutas é só lavar e comer.

A PALAVRA VEGETARIANO "ASSUSTA"
Um grande exemplo disso é, eu como pizza vegetariana, muitas pessoas vão falar "eca, credo" sendo que a maioria das pessoas comem: pizza de mussarela, mussarela com milho, com palmito, escarola e por ai vai. Arroz, feijão, batata frita são comidas veganas mas as pessoas sempre dizem que não conseguiriam comer comidas veganas, sendo que comem isso sempre. A palavra vegetariano soa como algo ruim e sem gosto ou uma comida que não se encontra em qualquer lugar.

SOCIAL
A parte mais "complicada". Sair com outras pessoas requer uma atenção das outras pessoas com você "poxa vida, não podemos ir em qualquer lugar agora porque a Carol não come carne". É difícil lidar com a sensação de que você é um "peso" para as pessoas. 

No final tudo se resume em: o que você quer realmente mudar. No final das contas é a sua vida, sempre que houver dúvida lembre-se sempre dos seus motivos, o porque da sua escolha. Quando você estiver alinhada(o) com você mesmo, não haverá mais desculpas. 

Um comentário: