24 novembro 2014

Mas nem peixe?




Olá!
Hoje é Segunda sem carne e em vez de postar receita, resolvi contar o porque me tornei vegetariana. O título irônico é pra registrar o quanto nós vegetarianos/veganos somos obrigados a explicar que peixe também é um animal (porque parece que ninguém sabe).

Sempre tive muita compaixão pelos animais e desde quando eu me tornei "adulta" eu sempre tive em mente que num futuro distante uma das minhas metas seria deixar de comer carne e nunca me perguntei porque o futuro seria o momento certo e não hoje. Em Abril do ano passado adotei o Chuck e o meu amor por cachorros aumentou em 10 vezes quando comecei a conviver com um diariamente. Até que virei aquela louca do Facebook que só compartilha fotos de cachorro (sim *o*). Até que um dia em uma conversa informal o assunto era sobre os chineses comerem carne de cachorro e por incrível que pareça aquilo não me chocou, porque naquele momento me veio a imagem de porcos e galinhas penduradas igual como é feito com cachorros na China. Então vi naquele instante o momento certo em que iria deixar de comer carne. Como é que eu podia criticar uma cultura em que cachorro é alimento se eu como outros animais? Era uma hipocrisia gigante da minha parte defender alguns e comer outros. E então desde de Junho que não como nenhum animal (nem peixe).
Uma das coisas que mais escuto é "Como você consegue? Eu não vivo sem carne" e respondo que um dia eu serei obrigada a viver sem meus pais e até sem meu cachorro, ficar sem comer carne é a coisa mais fácil de se fazer. Acho que se perguntar pra qualquer vegetariano/vegano qual é a parte mais dificil em tal estilo de vida e duvida nenhuma é aguentar perguntas e brincadeiras idiotas. Já ouvi um vegetariano que era gay dizer que ele sofria mais critica e zoação por não comer carne do que por ser gay. Pode parecer engraçado e exagerado da minha parte, mas o fato de você ouvir certos tipos de comentários é pior do que qualquer coisa. Porque as pessoas não respeitam e pelo menos comigo sempre acham que é uma coisa passageira. Mas claro existem sempre aquelas pessoas legais que querem saber o motivo e ainda te da os parabéns, pela força de vontade e firmeza naquilo que acredita e isso é mais importante do que qualquer coisa. Não tive apoio direto de ninguém, todos as pessoas próximas a mim foram neutras, sem opinar, criticar ou elogiar.
Se eu sinto vontade de comer carne? Só quando eu sinto o cheiro mas, se eu ver o pedaço a vontade passa. A única coisa que eu realmente sinto vontade é de frutos do mar que eu amava e se um dia eu voltar atrás sera apenas por isso e mais nada. 

Contudo, hoje eu posso dizer que sou uma pessoa mais feliz. Me encontrei e se consegui me tornar vegetariana eu posso ser qualquer coisa nessa vida. <3

Mais pra frente farei um post respondo as perguntas mais feitas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário