20 dezembro 2012

Numa boa com a sua pele.

Olá! 
Como sabem tive/tenho um sério problema de acne, tanto que criei uma série aqui no blog: Série: Pele perfeita. Antes do fim do ano postarei como está a minha pele agora. Mas quero esclarecer algumas dúvidas . Sempre brinco que acne é uma lição de vida, uma fase que eu odeio lembrar. Hoje sou mais amiga da minha pele e tiro de letra o confronto com as inimigas. 

Porque algumas pessoas têm mais espinhas do que as outras?
Porque, além dos hormônios, outros fatores provocam o aparecimento de espinhas. Geralmente, a quantidade de espinhas aumenta nos dias antes da menstruação e quando você está mais ansiosa. Em alguns casos a hereditariedade, se seus pais tiveram muitas espinhas na adolescência você provavelmente também terá.

Acne, cravo, espinha... São tudo a mesma coisa?
Não. Acne são todas as erupções que aparecem na pele. Quando a erupção é apenas um ponto preto ou branco, dá-se o nome de cravo. Quando tem pus e é maior chama-se espinha. A acne aparece porque, com o aumento da oleosidade da pele, as células mortas e as bactérias não saem dos poros. Assim, eles entopem e inflamam, resultando em cravos e espinhas.

Quanto tempo a espinha e o cravo demoram pra secar?
De cinco a sete dias. Produtos secativos encurtam esse tempo para três ou quatro dias.

Espremer espinhas e cravos deixa marcas?
Sim. Quando você espreme uma espinha ou um cravo, faz um machucado na pele e deixa o poro exposto às bactérias. Por isso, mesmo depois que ele fechar, ficará uma marquinha.

O que eu faço pra deixar a pele menos oleosa?
O ideal é lavar o rosto três ou quatro vezes ao dia com um sabonete que controle a oleosidade. Um dermatologista pode indicar o produto mais apropriado para o seu caso.

O sol ajuda a secar?
Um pouco de sol ajuda, sim. Mas, em excesso ele é prejudicial, pois estimula a oleosidade. Se for tomar sol, não se esqueça do filtro solar. A versão oil free não deixa a pele oleosa. Conte com ela!

Chocolate e outros alimentos gordurosos provocam espinhas?
A alimentação não têm ligação direta com o aparecimento de acne. Ou seja, comer chocolate não da espinhas. Mesmo assim, preste atenção aos sinais do seu organismo. Se você percebe que, depois de comer frituras, sua pele fica mais oleosa, evite esse tipo de alimento. O mesmo vale para o chocolate.

Se eu tenho muita acne, o que devo fazer?
Procure um dermatologista. Existem tratamentos poderosos como cremes e antibióticos que vão deixar a sua pele lisinha. Mas não se meta a fazer isso sem orientação médica. Limpeza de pele? Só se ela for recomendada por um dermatologista.

Legal saber...

  • Existem várias opções de sabonetes, secativos, cremes e loções de controle da acne à venda em farmácias e lojas de cosméticos. Converse com seu dermatologista e descubra o que é mais indicado para você. Vele a pena investir nesses produtos para ter uma pele bonita.
  • Mesmo que você não tenha acne no rosto, nem em outra parte do corpo, visite um dermatologista de vez em quando. ele pode das dicas importantes para que você continue livre de cravos e espinhas.

Bom gente é isso, aquelas "clichê" perguntas que a gente cansa de ler e saber mas muita gente ainda têm. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário